quinta-feira, 2 de junho de 2011

Amamentação Além da Nutrição

Mamaço no Itaú Cultural

       A manifestação pública entilulada "Mamaço", que ocorreu na Quinta-feira 12 de Maio, despertou a discussão de um tema que ainda é considerado tabu na nossa sociedade: a amamentação em locais públicos.

       O protesto, que reuniu cerca de 50 mulheres no Espaço Itaú Cultural, foi uma ação para defender a amamentação em locais públicos após a antropóloga Marina Barão ter sido impedida de amamentar no local.

CQC - Rafinha Bastos e Marcelo Tas
       Antes e após a manifestação, diversas opiniões, críticas e chacotas foram feitas em contraposição à atitude destas mães. A exemplo o CQC 3.0, onde o Rafinha Bastos e Marco Luque ridicularizaram o evento quando uma inocente e desavisada enviou-lhes um e-mail pedindo que divulgassem a ação (veja o vídeo aqui). Uma mulher, revoltada apesar de não ser mãe pela atitude machista de alguns, publicou um post em seu Blog (leia o post) que, talvez até por ser de certa forma radical e generalizar os homens (pois houve mais crítica aos homens em geral que defesa da mulher) também gerou muita polêmica, já tendo desde a sua publicação (ontem, dia 01 de Junho) até o momento, colecionado mais de 430 comentários.

João Pereira Coutinho
       Já no texto "Mamonas Celestinas" de João Pereira Coutinho, colunista da Folha.com, o autor utilizou de sarcasmo e ironia para defender a idéia de que o argumento de que a amamentação é algo natural e fisiológico não é suficiente para defendê-la em locais públicos, e muitos compactuam desta idéia. Devo dizer, inclusive, que concordo que este não é argumento suficiente, se não deveria ser natural muitas outras coisas também, mas não vamos entrar neste mérito.

       Acontece que uns se ofenderam com a atitude das mães e saíram falando muita coisa, e as mães e mulheres em geral se ofenderam com o que foi dito, virou um bafafá, bate boca, onde os argumentos se limitaram à "naturalidade do ato" por parte das mães e ao "constrangimento" por parte dos demais. Sinceramente, ainda não entendi o porquê de tanto constrangimento.. É porque é peito? ou por quenão conseguem controlar a atração? Ou mais, talvez seja por se sentir envergonhado ao ver um inocente bebê sugando voluptuosamente parte do corpo feminino que os homens adoram?

        O objetivo do post de hoje é justamente colocar os reais motivos de mães necessitarem amamentar seus filhos a hora que for, no local onde estiverem, e argumentar de forma mais concisa.

Bom, em primeiro lugar, vamos abordar o fator psicossocial:

       A amamentação no seio materno, em livre demanda (ou seja, a hora que o bebê pedir), auxilia no desenvolvimento social e psicomotor da criança: As pesquisas mostram que os bebês amamentados ao seio são mais inteligentes, tem melhor aprendizado no futuro. o contato físico entre o bebê e a mãe facilita o relacionamento futuro desta criança com as outras pessoas e faz com que se tornem adultos mais confiantes, influenciando decisivamente em sua futura maneira de ser, de viver e de se relacionar com outras pessoas, pois assegura interação freqüente e expõe o bebê à linguagem, ao comportamento social positivo e a estímulos importantes e, finalmente, desenvolve maior agudeza e enfoque visual levando à melhor disposição à aprendizagem e à leitura. 


       Além disso, o bebê passou 9 meses dentro da barriga da mãe, acolhido e protegido, escutando 24h por dia o bater do coração da mãe, em um local escurinho e quentinho. Quando nasce, tudo isso lhe é tirado de uma vez, o que gera medo e insegurança no bebê. Certas vezes, quando o bebê pede o seio da mãe, não é fome nem sede que ele está sentindo: é necessidade de sentir-se acolhido e protegido como nos velhos tempos, e é através do contato direto com o seio que o bebê tenta estabelecer a conexão que havia antes entre ele e sua mãe. Se a mãe o ignora e o deixa esperando pelo seio enquanto não encontra um "lugar adequado", o bebê sente que a mãe não o quer acolher e proteger. Isso pode fazer com que no futuro a auto-estima, a confiança em si e no outro e ainda a exposição de seus sentimentos fique comprometida, uma vez que ele sinta que a mãe só o quer quando ele está bem.

       Por último, vale ressaltar que no leite materno encontramos a endorfina, substância química natural produzida pelo cérebro e que regula a emoção e a percepção da dor, ajudando a relaxar e gerando bem estar e prazer. A endorfina é considerada um analgésico natural, além de auxiliar na redução do estresse e da ansiedade, aliviando as tensões e auxilia até nos casos de depressões leves. 


       Ou seja, muitas vezes, quando o bebê quer mamar, é porque está angustiado, estressado, irritado etc. É uma boa idéia amamentar o bebê logo após ele ser vacinado ou durante o teste do pezinho, por exemplo. Além de ajudar a superar a dor, o leite materno também reforça a eficiência da vacina.


"Ah, mas é só levar mamadeira, uééé!"

Só? Sabem o que pode causar o uso de mamadeiras ou chupetas?

       Sugar o peito é um excelente exercício para o  desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes bonitos, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
As mamadeiras e chupetas costumam modificar a maneira de mamar, pois é muito mais fácil para o bebê sugar a mamadeira que o seio, e com isso ele pode dar preferência à mamadeira e não querer mais o peito, o que faz com que o seio vá diminuindo progressivamente a produção até que esta se encerre, pois a produção de leite depende principalmente dos estímulos de sucção do mamilo,  estimulando a glândula pituitária a liberar a ocitocina - assim como a prolactina - em sua corrente sangüínea. Pensar no filho com carinho, ao trocar olhares com ele ou se escutar seu choro também ajuda a produzir ocitocina. Portanto, quanto mais o bebê mamar NO SEIO, mais a mãe produzirá leite, e o contrário também é verdadeiro: quanto menos o beber sugar o seio, menos leite será produzido.




       Além disso, mamadeiras, bicos e chupetas podem causar problemas na dentição, na fala e aumentar o risco de infecções:  criança alimentada com mamadeira tem risco de vir a ter diarréia 14 a 25 vezes maior que uma criança amamentada exclusivamente ao peito.




Horários das mamadas:

       Muitas pessoas utilizam o argumento de que a mãe deve se programar com os horários de saída de acordo com o horário das mamadas do bebê, mas veja bem: durante 9 meses o bebê teve acesso à alimentação através da placenta durante 24 horas por dia. Não espere que ele vá nascer e se alimentar como um reloginho, com intervalos pré-determinados. O seio deve ser ofertado ao bebê sempre que ele pedir, de 8 a 12 vezes ao dia, sem olhar pro relógio. Fazer com que a criança mame apenas em horas determinadas interfere no aleitamento materno.

       Creio eu, agora, que estes argumentos sejam mais que suficientes para o entendimento de todos do porque de a mãe dever atender ao filho com urgência, sem deixá-lo esperando enquanto pede o seu "mamá". O que é mais fácil? Um adulto, de quem se espera maior entendimento e noção, maduro e capaz aceitar que a mulher amamenta na rua porque a maternidade assim o exige, ou que um bebê de poucos dias/meses entenda que a mamãe dele deve ignorá-lo em um momento em que ele realmente necessita dela porque a sociedade não consegue encarar a amamentação em locais públicos como necessidade?


Vamos repensar sobre o conceito de o que é ter "bom senso"...


Abraços
Ana Paula Vasconcelos.



"Segundo a Organização Mundial de Saúde todo bebê deve ser amamentado exclusivamente ao seio até os 6 meses de idade (não necessitando de água ou chás). Mas o aleitamento materno, com complemento após o sexto mês de vida, traz vantagens para a criança até no mínimo os 2 anos de vida."

 "Das inúmeras diferenças entre o leite de vaca e o leite materno, a mais importante é o componente exclusivo, que só o leite materno tem, o calor humano. O aconchego, o carinho, o afeto e a segurança decorrentes deste contato íntimo com a mãe, fazem do ato de amamentar um ato sublime de amor. Quando não é dado o seio, resta uma relação muito fria com a mamadeira.. A amamentação está profundamente ligada ao bom desenvolvimento emocional dos bebês.."





 Fontes: essas aí debaixo...




8 comentários:

  1. Adorei o texto!

    Muito esclarecedor. Faço questão de divulgar.

    Parabéns!

    Karine Vasconcelos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Paula!
    Achei seu texto bem esclarecedor...
    A única coisa que "vou contra" é sobre o CQC.
    Primeiro, o Tas defendeu a amamentação.
    Segundo, o programa é conhecido por seu humor "maldoso". Eu esperava alguma piada até pior deles, mas não algo do mesmo nível de ironia publicado na Folha de S. Paulo.`
    Para mim, assim como para muitos que assistem o programa semanalmente, ficou bem claro que era apenas uma piada, assim como se fazem piadas sobre loiras, políticos, portugueses, negros... Piadas desse nível de "grosseria" são completamente esperadas por quem assiste o CQC, mas não são esperadas por quem está lendo a Folha. Infelizmente, muitas vezes rlas são sim de muito mal gosto e preconceituosas, mas o humor tem várias linhas, e uma delas, é esse humor maldoso, que provoca e que diferencia os grupos, e é o humor que esperamos de humoristas com a postura dos meninos do CQC.

    Eu sou super a favor do mamaço, super a favor da amamentação, mas acho que os meninos do CQC estão sofrendo retaliação a toa. Quem os assiste e conhece, entendeu o tom da piada. E quem não os conhece tanto assim, para entender a piada logo de cara, deveria procurar saber um pouquinho mais sobre o perfil daqueles que pretende criticar.

    ResponderExcluir
  3. PERFEITO! Parabéns!!! Posso postar seu texto, com os devidos créditos, é claro, no meu blog? Divulgando seu endereço também? Temos que multiplicar o bom-senso!!!


    Beijos!


    Ellen, da Valentina

    ResponderExcluir
  4. Gente, publiquem, postem, linkem, "controlcê-controlvézem", imprimam..

    O importante é que as pessoas conheçam todos os aspectos da amamentação!

    =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ótemo!!! Vou "controlcê-controlvezear" então! Com créditos, claroooo! Amei mesmo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Ana amamamos o seu texto, nós tb controlce-controlvezaremos-o. parabens pela atitute.
    Viviane e Morgana

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Coloquei um link para o seu blog no INFO Brasília - Apoio ao Parto ativo e Humanizado (http://avalarini.blogspot.com/) Beijos!

    ResponderExcluir