sábado, 7 de maio de 2011

Leite de Vaca é Para Bezerro!!

Como o Blogger resolveu fazer pirraça com a minha cara desde ontem, não tô conseguindo postar o que eu gostaria, então vou deixar a posagem pretendida pra depois.

Vamos falar então de outro assunto, que muito interessa aos pequeninos: O LEITE!!

Bem, primeiro gostaria de fazer uma pequena reflexão a respeito do leite:

Cachorrinhos tomam leite de quê? De cadela.
Gatinhos tomam leite de que? De gata.

Por que algumas mamães HUMANAS  insistem em dar leite de vaca aos seus bebês?

Leite de vaca é pra alimentar bezerros!!
Qual a diferença entre leite materno e leite de vaca? Bem, o leite da vaca é produzido para filhotes que, quando crescerem, se alimentarão exclusivamente de capim, que é o mesmo que a vaca come, e também rico em células de defesa contra doenças de gado, além de quantidades enoooormes de gordura, já que o bebê bezerro precisa dobrar de peso e tamanho em 15 dias..

Se nós fôssemos assim, não haveria problemas com o leite de vaca..

Mesmo pessoas vegetarianas não se alimentam de capim e só capim, e me digam uma coisa: alguém aqui acha que seu bebê tem genes bovinos? Além disso, o fato de pelo menos 50% da população mundial ser intolerante à lactose bovina não se deve por acaso: é porque o nosso organismo não foi feito pra tomar leite de vaca!

Só o LEITE MATERNO HUMANO possui os nutrientes que um bebê humano precisa, além de células de defesa contra doenças tipicamente humanas (recentemente descobriu-se que o leite materno também tem anticorpos contra o Rotavírus). E creia: toda mulher produz leite COMPLETO para o bebê, mesmo aquelas que não têm dieta balanceada.

Não existe leite fraco, nem leite "que não satisfaz o apetite do bebê". O que pode acontecer para dar à mãe esse tipo de idéia, por exemplo, é o fato de bebê e seio ainda não estarem "em sintonia", digamos assim. É simples: o bebê precisa de uma certa quantidade de leite, que varia de um indivíduo pra outro, exatamente como alguns adultos comem mais que outros, e o corpo da mamãe ainda não está adaptado à quantidade necessária para o seu bebê. Algumas no início produzem tanto leite que o bebê nem dá conta, outras produzem menos, e o bebê sente fome novamente pouco tempo depois de mamar. Mas calma, isso é só no começo. Com poucos dias o seio vai se adaptando às reais necessidades do bebê, produzindo mais ou menos do que antes, mas será exatamente a quantidade que o seu bebê precisa.

Mas atenção mamães: o que faz com que a produção de leite aumente é justamente a estimulação que o bebê faz ao mamar. Se logo de início o seu leite for pouco e você substituí-lo por outros tipos de leite, o bebê ficará saciado e não pdirá o seio, e aí a estimulação vai ficar precária e o leite vai diminuir mais ainda. Então espere, mesmo que o bebê chore, que o pai chore, que você chore, sua mãe chore ou até a Dilma chore, não permita que as dificuldades do início roubem de seu bebê o direito de mamar no seu seio!!

Caso seja realmente necessário dar algum complemento, uma forma de não deixar o bebê passar fome e mesmo assim estimular os seios é utilizando a técnica da relactação (trataremos no próximo post, ainda hoje, se Deus quiser e a Google permitir).

Imagem de Relactação

Aí alguém vai me dizer "Ah, mas e os casos em que a mãe não pode amamentar? Aí é o jeito dar leite de vaca, mesmo!"

E eu respondo: NÃO! não é! poucos fatores impedem mulheres saudáveis de amamentar, e geralmente esses fatores são impostos pela própria mulher. A coisa muda de figura quando se trata de mulheres que realmente não podem dar de mamar aos seus filhos, como as portadoras de alguns vírus (HIV, Hepatite B e C dentre outros), ou que estão tomando algum medicamento que possa fazer mal ao bebê. Mas e aí? partir pro leite de vaca?

Existem hoje os chamados Bancos de Leite, que recebem doações de mulheres que produzem leite demais, ou que perderam seus bebês mas querem ajudar à outros... É seguro? É! assim como ocorre com a doação de sangue, o leite materno passa por uma série de exames e triagens para ter certeza que a doadora não possui nenhum tipo de enfermidade que possa ser transmitida através do leite.

Além disso, o leite materno pode ser congelado por alguns dias sem perder suas propriedades nutricionais.

Então me desculpem as mães que dão leite em pó aos seus filhos, mas hoje em dia não há mais desculpas pra não dar leite materno aos bebês!!

Mais posts sobre os benefícios da amamentação virão por aí!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário