terça-feira, 19 de abril de 2011

Cesáreas e a Doença Pulmonar de Membranas Hialinas

Doença Pulmonar de Membranas Hialinas, também chamada de SARI do recém-nascido, é uma doença decorrente da imaturidade pulmonar, da caixa torácica e da deficiência de surfactante. Apesar dos avanços tecnológicos e dos cuidados de pré-natal e pós-natal desses RN’s, ainda é alta sua morbimortalidade.

"[...] é uma das causas mais frequentes de insuficiência respiratória do RN (angústia respiratória do RN).

Os fatores predisponentes são prematuridade; sexo masculino; anóxia, (falta de oxigenação) perinatal; história materna de hemorragias, diabetes materno; segundo gemelar; RN anterior afetado; PARTO CESÁREO; hipotermia.

O quadro clínico inclui insuficiência respiratória nas primeiras horas de vida; dispnéia; aumento progressivo da frequência respiratória; retração esternal importante; tiragem intercostal; cianose central; gemido expiratório; crises de apnéia; palidez; hipotermia; edema e oligúria; hipotensão, hipotonia e hipoatividade."

FIGUEIREDO, N. M. A; LAPLACA, D.; MACHADO, W. C. A.Tratado Prático de Enfermagem vol 2, 2. ed., São Paulo: Yendis, 2008.

O que ocorre é que geralmente a cesárea eletiva é marcada para a 38ª semana de gestação, sendo que em parto normal o bebê pode nascer entre 38 e 42 semanas. O que define o dia do nascimento do bebê para um parto normal, dentre outros fatores, é a maturidade completa do bebê. Quando se marca a cesárea eletiva, sem que a mãe tenha entrado em trabalho de parto, não se respeita o período de desenvolvimento do bebê, que varia de um indivíduo pra outro.

Vale a pena agendar uma cesárea para comodidade da mãe (que é adulta e tem noções de como lidar com a dor) e fazer com que o bebê passe por todo esse desconforto e sofrimento? Além disso, o bebê será levado para o berçário e ficará algumas horas longe da mãe, sem o colo e o carinho dos pais, sendo alimentado com água glicosada em vez de leite materno... Para um recém-nascido que passou os últimos meses no aconchego do útero da mãe, ouvido a voz dos pais a todo momento, você acredita ser a melhor recepção para a vida extra-uterina?

Ana Paula Vasconcelos
Grávida de 39 semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário