sexta-feira, 29 de abril de 2011

Intervenções Parte I: Restrição Alimentar Durante Trabalho de Parto

Na maioria dos hospitais e maternidades, o protocolo é sempre o mesmo: internou em trabalho de parto, jejum total. E então a mulher passa muitas horas sem se alimentar nem beber água, o que pode gerar ainda mais ansiedade e desconforto durante o trabalho de parto, além da possibilidade de lhe faltar energia no período expulsivo, podendo "empacar" o TP nos momentos finais.

Se você perguntar por que razão não pode se alimentar nem ingerir líquidos, é possível que boa parte da equipe não saiba lhe dizer, ou que lhe dêem diversas explicações.

A verdade é uma só: pra evitar a Síndrome de Mendelson, que ocorre quando o conteúdo estomacal "vaza" para os pulmões quando a pessoa está sob efeito de ANESTESIA GERAL. É perigoso? Ééééé!

Porém isso só ocorre quando se está sob efeito de anestesia geral, o que é muito raro nas Cesareanas hoje em dia. Geralmente este PROCEDIMENTO CIRÚRGICO é realizado sob efeito de anestesia raquidiana ou epidural. E mesmo que no pós-operatório a mulher sinta náuseas, bem, o que é melhor? Vomitar ou passar fome?

Nos casos de parto natural se torna ainda muito mais injustificável a restrição. Há relatos de TP que duraram 10h, mas há outros que chegaram à 30h. E "não há cristão que agüente" tanto tempo sem comer ou beber água.. Quanto mais uma mulher em trabalho de parto.. Imaginem só, na hora do expulsivo, todo mundo da equipe médica dizendo "empurra, vai!" e a mulher sem a mínima energia pra isso, só conseguindo sentir um sono terrível e muito cansaço devido à hipoglicemia... Aí o resultado pode ser outro bem diferente do planejado: já que não sai, vai pra cesárea!!

Pra quem pretende ter um lindo Parto Natural, a dica é elaborar um plano de parto, onde você pode incluir seus desejos de manter a nutrição via oral durante o seu TP e negociar com o seu GO ou com o hospital/maternidade onde terá seu bebê.

Caso não seja possível negociar, outra dica muito valiosa é a seguinte: fique em casa o maior período de tempo que puder, onde você pode ficar confortável e se alimentar a hora que bem entender, e só quando acreditar que já falta pouco para o bebê nascer, vá para o hospital. Assim você evita desgaste emocional e físico.

Sites de Referência:
Brasil/Mundo: Alimentação durante trabalho de parto está liberada | Cada Minuto: O maior portal de notícias de Alagoas e Maceió

http://www.metodogerar.com.br/2010/06/analise-refuta-beneficios-de-restricao-alimentar-em-trabalho-de-parto/

http://www.unimed-nne.com.br/noticia/142/alimentacao-durante-trabalho-de-parto-esta-liberada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário