terça-feira, 19 de abril de 2011

Amamentação Após Mamoplastia

Bom, hoje meu relato é um misto de revolta e esperança..

Vou explicar: durante minha adolescência meus seios se desenvolveram muito, o que me causava muito constrangimento e desconforto. Em 2005, aos 19 anos, procurei um cirurgião plástico para realizar a mamoplastia de redução. Durante as consultas preliminares, perguntei se quando eu tivesse filhos a amamentação ficaria comprometida, e ele me garantiu que não. Sempre defendi a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida do bebê iniciada na primeira hora de vida... Eu, besta, acreditei... e fui pra cirurgia, que me rendeu cicatrizes enormes, em formato de âncora, pois foi feita a remoção de grande parte de tecido e reposicionamento de aréola.

Conheci o homem da minha vida, e engravidamos. Meus seios ficaram enormes, e eu até então estava orgulhosa do tantão de leite que eu iria produzir. Tudo lindo e perfeito... Até o dia 04 deste mês, quando na consulta pré-natal resolvi perguntar pra minha GO se haveria algum problema, e ela respondeu abertamente "Sim. É muito difícil a mulher amamentar após a cirurgia de redução."

Parecia que meu mundo estava desabando. Muitas pessoas devem achar besteira, mas pra mim a amamentação no peito da mãe é a continuação do ato de parir, vai muito além de mera nutrição. É o momento de maior contato e intimidade entre mãe e filho uma vez que ele não está mais dentro da barriga da mãe. Bebês que mamam no peito têm um vínculo muito mais estreito com a mãe, e vice-versa, são mais tranquilos e confiantes. Me revolta ver mães dando leite em pó para bebês aos 2, 3 meses, só porque é mais prático.

Saí do consultório com os olhos já cheios de lágrimas, e chorei até o carro... e no carro até em casa... e em casa... Meu marido tentava me consolar, mas não dava. O maior presente que eu tinha pra nossa filhinha não poderia ser dado. Minha mãe veio aqui, me disse para ter fé, que Deus tudo pode, e pediu pro Ricardo pesquisar na internet. Encontrei as explicações: durante a cirurgia, boa parte do tecido mamário é removido, alguns cirurgiões removem a aréola juntamente com o mamilo pra reposicioná-los, e essa manobra corta os ductos mamários. Ou seja, por mais que a mulher consiga produzir a quantidade adequada de leite (o que já é difícil), esse leite tem pouca ou nenhuma vazão, porque os ductos ficaram comprometidos. Pesquisando mais um pouco, encontrei depoimentos de mulheres que tentaram amamentar após mamoplastia, e a maioria não obteve êxito. Até eu ler o depoimento de uma que utilizou a relactação através da extração do leite com bomba e depois ofertado por uma sonda juntamente com o bico do seio da mãe, e assim estimulou a saída do leite.

Esse único relato positivo me deu novas forças e esperança em amamentar minha filha. Continuei com o pensamento que faria o mesmo que essa mãe pela minha bebê, mesmo que tivesse que buscar leite materno no banco de leite pra oferecer à Clarinha junto com o bico do meu seio.

Porém, ontem, me aconteceu um milagre: com 28 semanas de gestação, examinando meus mamilos (como faço todos os dias antes do banho, na esperança de que saia alguma coisa) consegui extrair colostro!! Que emoção! Chamei o Ricardo pra mostrar à ele, ele me abraçou, e novamente foram muitas lágrimas, mas agora de esperança e felicidade! Agora tenho certeza que vou poder amamentar a nossa princesinha, e que ela vai ficar gordinha de tanto peito que vou dar pra ela!

Portanto, aqui vai um recado pra quem fez a mamoplastia: não desista! A amamentação pode ser possível!!

E pra quem pretende fazer a mamoplastia e terá filhos depois: converse com o cirurgião plástico, veja as técnicas que serão utilizadas, procure outros profissionais, pesquise, negocie. Se não houver jeito e tiver que fazer a remoção da aréola, pense se não vale a pena esperar um pouquinho mais. Pense no que é mais importante: mudar os seios agora e não conseguir amamentar seu filho no futuro, ou esperar um pouco mais? Sem dúvida, se eu soubesse do risco de fracasso na amamentação, eu não teria feito essa cirurgia.

Abaixo seguem alguns links de sites e blogs sobre o assunto (copie e cole, ainda não sei mexer direito nesse troço..)
http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=106&id_subcategoria=1

Relatos de fracassos na amamentação após mamoplastia:
http://www.e-familynet.com/phpbb/mamoplastia-x-amamentaco-vt312087.html

Relatos de sucessos na amamentação após mamoplastia:
http://relatosdoamamentar.multiply.com/journal/item/8
http://www.e-familynet.com/phpbb/amamentar-com-sucesso-apos-mamoplastia-vt451814.html

2 comentários:

  1. Ana Paula! Estou passando exatamente pelo que você passou. Tenho mamoplastia de redução á 12 anos e estou grávida de 4 meses e estou com muito medo de não conseguir amamentar. Mas com certeza tenho esperança e agora que lí o seu relato, ainda mais. Nada é impossivel para Deus.
    Abraço e parabéns! Carol

    ResponderExcluir
  2. Caroline, então... tenho tanto a dizer..

    amamentei minha filha por 4 meses, mas com uma produção muito aquém da necessidade de minha bebê, tivemos que complementar, e ela desenvolveu uma alergia alimentar. Hoje ela não mama mais, toma uma fórmula especial caríssima (320 reais a lata que dura 2 dias), e sofre cada vez que tentamos introduzir algum alimento...

    =(

    ResponderExcluir